WattPanel: Múltiplos inversores, uma só plataforma de gerenciamento

WattPanel é a plataforma que torna possível o gerenciamento de diversas usinas de micro e minigeração com inversores de diferentes marcas, será lançada em agosto na Feira Intersolar.

A energia solar se consolidou como um mercado rentável, verde e lucrativo no Brasil, só em 2016 o número de microgeradores cresceu 407% em relação ao ano anterior, segundo Aneel. Mas este ainda é um setor que necessita de ferramentas e estratégias de gestão que possam evoluir na mesma velocidade que este mercado vem crescendo.

A expansão acentuada demonstra um mercado promissor para empresas e profissionais focados no fornecimento, instalação e monitoramento de usinas de geração de energias renováveis. No entanto, este mercado está cada vez mais competitivo para toda a cadeia produtiva do setor, o que pode ser muito vantajoso para as empresas que estão atentas, aliando tecnologia e profissionalização nos  processos de gestão.

Para atender essa demanda de Agentes Integradores que buscam soluções de gestão eficientes, surge o WattPanel, uma plataforma de monitoramento e envio de comandos remotos que possibilita o gerenciamento de diversas marcas de inversores em um só lugar. A missão do software que atua totalmente online, sem a necessidade de um datalogger específico, é oferecer o melhor centro de controle para usinas de micro e minigeração distribuídas do mercado. Através do WattPanel, o Agente Integrador pode acompanhar e analisar a produção de energia em todas suas usinas em tempo real. É possível reduzir o envio de equipes de manutenção in loco, já que alguns problemas nas usina podem ser solucionados remotamente com alguns cliques no painel. Para os usuários do WattPanel outra funcionalidade de destaque é a possibilidade de disponibilizar um painel de monitoramento exclusivo para clientes, este pode ser personalizado com o logo e cores da empresa.

O acesso ao WattPanel é totalmente gratuito para o gerenciamento de até duas usinas, possibilitando que qualquer proprietário de usina ou Agente Integrador possa testar as ferramentas da plataforma. Para monitorar mais que duas usinas, algumas opções de planos de assinatura estão disponíveis em preços acessíveis.

monitoramento de usinas solares