Do orçamento ao pós-venda: checklist para um atendimento de qualidade na venda de energia fotovoltaica

Depois de fechar a venda de um novo projeto de instalação fotovoltaica é só alegria, afinal agora é só instalar e pronto, certo? Não mesmo, aí que o trabalho começa e é onde sua empresa pode se destacar: na qualidade do atendimento!



Por isso nós organizamos alguns pontos importantes para te ajudar, um checklist para que você não se esqueça no decorrer do atendimento ao seu cliente.

Checklist instalação sistema fotovoltaico


1. Conta de luz

A conta de luz é, em 99% dos casos, o primeiro contato que difere se o cliente está realmente interessado em adquirir um sistema fotovoltaico ou se quer apenas informações. O cálculo de geração deve ser feito minuciosamente e o suficiente para o sistema suprir a demanda do cliente. Este cálculo determinará em primeira hora, quantas placas solares serão adquiridos e o inversor.

2. Visita ao local e projeto

Antes de realizar o projeto, é importante que algum responsável da sua empresa faça uma visita ao local para verificar a incidência solar, posição do telhado e as características físicas do lugar (superfície onde o sistema será instalado). Também é importante que seja observado se futuramente haverá algo que obstrua os raios solares, como alguma construção ou árvore.

3. Orçamento

O orçamento deve ser apresentado de forma clara e legível ao cliente, que possivelmente pode ser leigo no assunto. Então explicitar equipamentos presentes no sistema, taxas de instalação e o projeto ilustrado são essenciais e devem obrigatoriamente estar no orçamento.

Procure diferir a taxa de instalação do custo de equipamentos, assim o cliente sabe direitinho o que está pagando.

4. A Instalação

Desde a aprovação do orçamento e o pagamento, a questão burocrática junto a distribuidora já deve ser feita, pela demora de, em média, 30 dias para a aprovação e homologação do projeto. Com o intuito de permitir o melhor funcionamento das placas e a maior eficiência na produção de energia elétrica. Durante esta parte, você deve estar atento para as questões anteriormente citadas.

5. O monitoramento

Após a aprovação da distribuidora e da instalação com sucesso do sistema, o seu cliente já estará produzindo a própria energia elétrica. Então o que resta é oferecer a ele um serviço de pós-venda. Uma plataforma de acesso onde ele possa acessar em tempo real o quanto de energia a sua usina está gerando e o quanto ele está economizando.


No WattPanel é possível oferecer este serviço de pós-venda através da funcionalidade do painel exclusivo que você pode personalizar com as cores e a logo de sua empresa. Para disponibilizar é fácil, é só adquirir qualquer um de nossos planos pagos e você poderá usar a funcionalidade.

monitoramento de usinas solares