Monitoramento de Sistema Fotovoltaico: a importância dos dados para ter melhores resultados

dados e energia solar

Assim como contamos em nosso e-book (se ainda não leu, pode baixar o seu aqui), a exploração de dados é o novo petróleo. O mercado promete movimentar ainda muito dinheiro, mas e as empresas de energia solar, como e onde entram nesta onda?



Você, como profissional da energia solar, já deve saber que o relacionamento que surge durante a venda de um sistema fotovoltaico não encerra quando o cliente adquire o sistema e o processo de papelada junto a distribuidora chega ao fim. Certo?

Listamos alguns dos muitos motivos que você tem para acompanhar os dados da sua empresa. Confira abaixo a importância que os dados têm para obter melhores resultados em sua empresa EPC.

Sabia que no momento em que você está analisando o monitoramento de uma usina, você já está lidando com dados? Ao analisar a queda de produção de uma usina, a partir dos números dispostos, gráficos e alertas, você também está utilizando dados!

Mas vale sempre lembrar: os dados sozinhos e não acompanhados de uma análise não valem de nada! Com a análise profunda destes dados, você é capaz de:

Gerar dados de comparação entre usinas

Imagine que você instalou dois sistemas fotovoltaicos no mesmo bairro. De repente, durante a tarefa rotineira de monitoramento, você percebe que há duas semanas o sistema A está produzindo abaixo do esperado conforme foi calculado durante a etapa de estudo do projeto. Porém, o sistema B que foi instalado na mesma rua, porém 3 casas para a direita do A, manteve o nível de geração de acordo com a expectativa.

Através da análise de dados, você pode perceber que provavelmente há algo errado acontecendo com o sistema A, afinal eles estão instalados na mesma rua e na mesma altura, então deveriam estar gerando conforme o esperado. A partir destes dados, você chegou a conclusão de que algo deve ser feito para normalizar a produção novamente e entra em contato com o cliente ou faz uma visita para averiguar se houve alguma mudança nas placas ou um fator externo, como sombras, está influenciando a geração.

Enviar relatórios para seus clientes

A coleta e organização dos dados de geração, podem deixar seu cliente atualizado e tranquilo conforme sua usina fotovoltaica gera a energia de sua casa ou empresa. O WattPanel oferece a funcionalidade de envio de relatórios diários, semanais e mensais, conforme o seu desejo e do seu cliente.

A comparação dos dados de geração com banco de dados da NASA

“Dados da NASA?”

A NASA disponibiliza um banco de dados acessível ao público em geral, através do relatório anual NASA POWER. Através do API, é possível coletar estes números e comparar aos dados gerados pelas usinas instaladas pela sua empresa, possibilitando assim, um melhor resultado de expectativa de geração.

Seu próximo cliente pode observar os dados de cada kWh gerado

Por ser uma tecnologia nova aos braços populares, é possível enxergar uma certa desconfiança quanto a energia solar. E nada mais certo, já que a promessa em primeiro momento parece ser uma coisa impossível de se alcançar.

“Independência energética? Isto é coisa de filme!”

Aí está um momento certo de captar seu cliente e argumentar que “Sim! Hoje é possível! A energia solar está cada vez mais popular!”. Apresente dados coletados de usinas já instaladas e suas variáveis, como “economia gerada”, “árvores plantadas” e “índices de carbonos evitados” para provar para ele que a energia solar existe, é confiável e vale o investimento.

Outra segurança que os dados passam ao seu cliente é o comparativo da produção energética com o demonstrativo apresentado na fatura da distribuidora. Muitos proprietários de instalações fotovoltaicas apresentam desconfiança, devido a problemas recorrentes com as distribuidoras, seja por um problema na leitura do relógio, problemas na emissão da fatura, acontece que muitas vezes a quantidade de KwH/mês produzida não é a mesma quantidade que aparece na fatura como energia injetada. Por esse motivo é muito importante que seu cliente possa ter o acesso e acompanhar a geração da sua usina em tempo real. 

A inteligência de dados é uma ciência que vem crescendo muito, quanto mais dados e conhecimento da área temos, mais as decisões de negócios são assertivas. Neste post listamos apenas poucos motivos que façam com que você comece a utilizar os dados, quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso guia completo de DATA DRIVEN para empresas do segmento fotovoltaico!

monitoramento de usinas solares