Como utilizar o monitoramento fotovoltaico como argumento de venda

O monitoramento fotovoltaico não é um assunto novo no cotidiano de um profissional da energia solar. A tarefa envolve a coleta e análise dos dados que o datalogger presente na usina levanta durante a geração.



Porém, para o consumidor final, a energia solar ainda é um ambiente um tanto desconhecido, tido como uma tecnologia nova e possivelmente cara. A complexidade das regras, especificações técnicas e até a desconfiança quanto ao desempenho das placas solares pode estar afastando possíveis clientes. Por isso, quando um cliente possui acesso ao monitoramento de suas usinas, este cliente possui o poder de controle e acompanhamento do que acontece com o valor investido e qual está sendo o retorno diariamente.

É como fazer um investimento na bolsa de valores e poder acompanhar as altas e baixas do mercado para ver os lucros e dividendos. Acompanhar a produção energética de uma usina pode ser tão emocionante quanto, com a vantagem que quase sempre é só lucro!

Separamos alguns pontos do monitoramento que são relevantes utilizar como argumentos de venda. Continue lendo e confira como explicar e apresentar o monitoramento fotovoltaico como uma vantagem para o seu futuro cliente solar.

1. Confiança no desempenho de uma usina fotovoltaica

No momento da primeira abordagem ao cliente, é importante destacar o quanto é confiável investir em uma instalação fotovoltaica. Uma das melhores formas de comprovar que realmente é um investimento seguro, é demonstrando serviços já realizados, trazendo provas de que outros clientes seus já estão economizando muito na conta de luz e tendo seu investimento retornado. 

Para isto, apresente dados de usinas já existentes e explique que o monitoramento entrega a você e a ele a certeza de que o sistema está funcionando conforme o esperado, ou até melhor.

2. Controle dos kWh gerados em tempo real

Através de um painel exclusivo, personalizado com as cores e a logo da sua empresa, o seu cliente pode ter controle sobre cada kWh que foi e será gerado pela usina dele.

Ao personalizar a interface do painel com a logo e as cores da sua empresa, aos olhos do cliente final, esse passa ser um serviço a mais que você entrega, um serviço de acompanhamento e manutenção que poucas empresas solares entregam atualmente.

plataforma de monitoramento de usinas solares wattpanel
Painel personalizado do cliente

3. Segurança ao poder comparar os números das plataformas de monitoramento com que a distribuidora contabilizou na fatura

É mais comum do que gostaríamos, mas problemas de leitura da produção energética acontecem com algumas distribuidoras. Esse erro de leitura prejudica não só o seu cliente, mas também a sua rotina que acaba tendo um trabalho a mais para resolver. Situações de erro de leitura da energia consumida pela UC são comuns, resultando em falhas no débito ou acréscimo dos créditos à conta da pessoa/empresa responsável.

No WattPanel, os dados de geração que a usina produz ao longo do tempo ficam guardados e estão acessíveis a qualquer momento, facilitando o controle por parte do cliente. Esse pode acompanhar a produção energética e fazer a comparação mensalmente com o que a distribuidora está alegando. Além da disponibilidade do agente integrador de enviar relatórios periódicos para manter o cliente ciente de quanto foi gerado durante a semana ou mês.

4. Alertas e avisos em caso de queda de produção

Algumas plataformas de monitoramento fotovoltaico oferecem a funcionalidade de receber alertas de queda de produção via e-mail ou app.

O intuito desta funcionalidade é alertar situações anormais durante a geração de energia solar. Por exemplo, durante a captação de dados de geração é comum ver ligeiras quedas na produção devido a uma sombra momentânea, como uma nuvem. Mas existem situações que a queda na produção persiste devido a outros fatores, como uma sombra indesejada ou falha no equipamento. 

Quedas comuns na produção


Gostou das dicas de como utilizar o monitoramento como roteiro de vendas? Então aproveite também para conhecer um pouco mais sobre o WattPanel, teste gratuitamente!

monitoramento de usinas solares