Monitoramento Fotovoltaico: O Inversor e seus dados

O momento de escolher o inversor que compõe seu projeto de sistema fotovoltaico é de extrema importância, certo? Deve-se levar em consideração alguns pontos, como a potência instalada que o sistema vai ter, o preço comercial, se o equipamento possui conexão com internet ou se é necessário instalar um datalogger e assim a lista segue…

Neste post, vamos explorar a fundo um destes pontos e que consideramos de extrema importância, que é a escolha de inversores que possuam conexão. Quer entender o porquê de escolher um equipamento que oferece leitura de dados? Nos acompanhe nesta leitura:

Quando você escolhe o inversor para compor o seu projeto, você leva em consideração a possibilidade de acesso remoto aos dados de produção gerado por ele?

Sabemos que você, provavelmente é um agente integrador ou alguém que trabalha com alguma área relacionada a energia solar, por isso já deve estar careca de saber o que é e como funciona um inversor solar. Por isso, decidimos deixar de lado o assunto da funcionalidade técnica e especificações deste aparelho e trazer à tona apenas os dados que são gerados a partir dele.

Conforme se acompanha na internet, no mercado mundial e até mesmo nos nossos mínimos hábitos, a utilização da informação tomou uma guinada. Ela está presente desde a forma como tomamos decisões em nosso trabalho (o nosso E-Book conta isso mais detalhadamente) e, até mesmo, em nossa casa. Quanto mais informações sabemos, melhores decisões podemos tomar.

O setor solar se porta como qualquer outro setor do mercado, e no Brasil pode-se dizer que já não é um mercado novo, já que a resolução 482 é de 2012. Porém, não é um mercado maduro, talvez ainda, um mercado emergente. Juntando este fato com a época de informação que estamos vivendo, o setor solar não poderia ficar de fora e deixar de surfar a onda dos dados.

inversor com conexão ou acoplar um datalogger?

 

Muitos inversores já possuem sistemas de comunicação que após instalados e configurados, o aparelho envia informações via internet (wi-fi ou ethernet) para um website que disponibiliza as informações de geração em painéis de fácil entendimento para facilitar a tarefa de monitoramento da usina.

Uma boa parte das empresas que produzem e comercializam inversores solar, disponibilizam a ferramenta de monitoramento, desde que seja adquirido modelos já com conexão no próprio equipamento. Outros equipamentos que ainda não possuem conexão, podem receber um datalogger somente com a função de conectar o equipamento na rede. O uso de datalogger é vantajoso para equipamentos já antigos, mas para quem está elaborando um projeto novo, a adição de um conector externo não vale muito a pena no longo prazo pois é necessário comprar um segundo equipamento.

como é a leitura destes dados?

 

Normalmente, cada marca de inversor possui um site, onde você pode acessar com os dados de acesso do inversor e visualizar os dados levantados no aparelho. Mas uma rápida olhada e analisada entre painéis e painéis, vê-se que nem todos eles possuem as mesmas funcionalidades. Alguns não são em tempo real, alguns não produzem um relatório automático sobre a produção de um determinado período ou alguns apenas oferecem o suporte para os inversores da sua marca.

Apesar de básicos, estes já são um primeiro passo para que sua empresa ingresse na utilização de dados para gerar melhores negócios.

Agora você já sabe que  incluir inversor que ofereça um sistema de monitoramento de ponta é essencial no seu próximo projeto de usina solar. Imagine uma plataforma de monitoramento fotovoltaico em que você também pode, além das funcionalidades ditas anteriormente: disponibilizar um painel exclusivo para o seu cliente; ou reunir no mesmo lugar as diferentes marcas de inversores que você já instalou; ou produzir relatórios periódicos de geração para você e seu cliente receber notificações de queda de produção inesperada.

Com o WattPanel você pode fazer tudo isso e também adicionar seus funcionários para que a tarefa de monitoramento não seja feita por uma só pessoa. Confira em nosso site o plano que mais se encaixa com a sua empresa e comece a monitorar!

monitoramento de usinas solares