Monitoramento Fotovoltaico: Como monitorar diversas usinas fotovoltaicas

Assim como qualquer outro setor do mercado, a energia solar já alcança números grandiosos quando se analisa os seus players/stakeholders presentes. No Brasil, por exemplo, já são mais de 4.000 empresas EPCs.

E esse crescimento não se aplica apenas as empresas que comercializam o sistema para os consumidores finais, mas o mercado que se amplia no entorno dessa venda também vem crescendo. Já são inúmeros fornecedores de equipamentos que fazem parte da geração solar, como inversores, placas solares, estruturas para instalação e entre outros.

Pegando apenas a visão do mercado de inversores solares, as marcas que fabricam este equipamento são inúmeras e o número só tende a crescer devido às importações da China e Alemanha. No mercado Brasileiro é possivel encontrar diversas marcas diferentes do equipamento.

Diante de um mercado tão vasto de inversores, a pergunta que fica é: Qual marca escolher? Qual vai entregar mais valor ao meu cliente?

O mercado de empresas integradoras já está se habitando ao fato de que o inversor não serve apenas para transformar a corrente vinda das placas de contínua em alternada. E sim também é um equipamento de extrema importância para o monitoramento fotovoltaico, por isso é tão importante que o inversor possua formas de extrair informações.

Sabendo da importância do monitoramento, ainda assim, um dificuldade recorrente é agilidade para monitorar tantos inversores simultaneamente. São diversos usuários para acessar, cada um em um site ou aplicativo diferente.

Para te ajudar e agilizar o monitoramento de dados na sua empresa, listamos abaixo algumas soluções:

1- Adquira um inversor que possui datalogger integrado

Neste mercado já existem inversores que são fabricados já com dataloggers integrados que transmitem via cabo ou Wi-Fi os dados gerados, assim você não precisa instalar um junto ao equipamento.

2- Instale um datalogger junto ao inversor

Algumas marcas ainda produzem inversores que realizam apenas a transformação de corrente contínua para alternada, impossibilitando a transmissão de dados para uma plataforma especializada. Nesse caso, sua empresa pode adquirir um aparelho de datalogger, que irá ler as informações que passam pelo inversor e enviá-las para a plataforma.

3- Desenvolva um aplicativo da sua empresa

Sua empresa pode contratar desenvolvedores para criar um aplicativo de monitoramento fotovoltaico que lê as informações e dados gerados pelo inversor ou datalogger presente na usina.

4- Assine o WattPanel

O WattPanel fornece o benefício de facilitar o monitoramento de diversas marcas de inversores em uma só plataforma. Reunindo todas as suas usinas, já instaladas e que serão instaladas, no mesmo painel de monitoramento, lendo informações e disponibilizando em telas e relatórios interativos. Você também consegue visualizar todos os seus clientes em uma plataforma só, não precisa sair e entrar novamente com o login de cada usuário.

monitoramento de usinas solares