Brasil: uma potência solar em crescimento

A premissa de que o mercado da energia solar no Brasil está aquecido já é conhecida. A cada ano que passa, o setor fotovoltaico supera seus números de forma surpreendente, em alguns casos vem dobrando ou até triplicando a marca do ano anterior.

Esse crescimento vem atingindo as diversas áreas que englobam o mercado, como vendas, geração de empregos, potência instalada e assim por diante. Neste post falaremos vamos abrir alguns números e cenários que o segmento de energia solar está alavancando no país.

Atualizado no início deste mês de junho, o Infográfico da ABSOLAR apresenta esses dados extremamente relevantes para a contextualização da situação em que o setor solar se encontra. Podemos perceber que a energia solar já não é mais uma novidade no país, visto que a nossa matriz energética total já conta com mais de 2,4 GW de potência instalada com origem em placas solares.

Desses 2,4 GW gerados pela energia solar, cerca de 1,2 GW foram adicionados apenas no ano passado. Esse total adicionado em 2018 rendeu ao Brasil a 11ª colocação no ranking de países que mais investiram em energia solar no ano.

Esse número expressivo pode ser explicado devido à baixa nos preços dos equipamentos e também ao aumento da competitividade de mercado, cada vez maior. Segundo a Greener, o preço que o consumidor final paga, diminuiu 8% e já existem mais de 6 mil empresas no Brasil que trabalham com energia fotovoltaica.

A energia solar também cresce no âmbito social no período em que o país atinge a marca de 13 milhões de desempregados. Conforme os números comerciais são multiplicados, a geração de empregos também progride substancialmente neste ramo.

No ano de 2018 foram gerados mais de 20 mil vagas para se trabalhar com a energia solar e para este ano de 2019, espera-se que sejam gerados mais 15 mil empregos na área. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica também aposta que até 2035 sejam criados mais que 600 mil postos de trabalho no setor solar.

A energia elétrica solar no Brasil e no mundo é a energia renovável que mais produz novas vagas de empregos, também é a que mais vem despertando o interesse de consumidores finais e investidores. Considerada a área energética que mais cresce no Brasil, a popularização dessa forma de geração de eletricidade já é presente.


Quer monitorar usinas fotovoltaicas com inversores de marcas diferentes? Assine já o WattPanel e utilize dos benefícios de facilitar o monitoramento do desempenho das suas usinas instaladas!

monitoramento de usinas solares