Como a análise de contas do seu cliente pode ajudar a fechar mais negócios

A cobrança da conta de luz é um assunto que causa dor de cabeça para muitos consumidores do setor. Erros na leitura e a própria falta dela são casos recorrentes e que volta e meia estão nas manchetes dos jornais brasileiros. A dor de cabeça é resultado do aumento repentino no valor de uma fatura e também da demora na resolução do problema. 

Para quem possui um sistema fotovoltaico a dor de cabeça continua, pois utilizando a rede de distribuição, a quantidade de energia injetada nem sempre está igual a energia que o seu monitoramento está mostrando.

Algumas polêmicas e discussões cercam esses assuntos, mas até que ponto isso pode afetar o consumidor negativamente e como você pode ajudar o seu cliente a se precaver nesses casos?

Veja neste post como você pode assegurar que seu cliente, ou futuro cliente, está sendo cobrado corretamente pela distribuidora, evitando que ele sofra com falhas de leituras ou cobranças estimadas.

A cobrança estimada é uma prática de hábito das distribuidoras, que consiste em cobrar a média de consumo dos últimos 12 meses em 1 mês que a leitura do relógio de luz não tenha sido realizada por algum motivo. É permitido que as distribuidoras façam isso durante 3 meses consecutivos. No quarto mês, a cobrança deve ser baseada no consumo mínimo daquele registro até o dia em que o leiturista tenha acesso ao medidor.

 

Reprodução / Diário Gaúcho

 

Se você colocar no seu mecanismo de busca favorito, alguns casos já irão aparecer logo na primeira página. Notícias deste ano, ou de anteriores, e também situações que foram levadas para a justiça.

Alguns casos noticiados já apresentaram um aumento maior que 100% da última fatura cobrada corretamente, prejudicando imensamente o consumidor. 

Mas e os erros de leitura? Esses erros são muito comuns ao redor do país. A tarefa de colher as informações do medidor de energia dos imóveis é feita de forma manual pelos leituristas das distribuidoras. Ou seja, o leiturista passa de casa em casa e, literalmente, lê as informações no relógio de energia.

Esses erros também podem apresentar um aumento de mais de 100% na fatura do mês referente. Em alguns casos, o consumidor se viu obrigado a entrar na justiça para defender seus direitos, em outros a solução do problema demorou até 2 meses para ser efetuada.

Reprodução / Alagoas 24 Horas
O que o seu cliente que produz a própria energia tem a ver com isso

Com a leitura de contas do WattPanel, o controle da energia que está sendo injetada na distribuidora fica muito mais fácil. Além de monitorar toda a produção de energia feita em cada usina, a plataforma realiza a leitura da fatura da distribuidora de forma automática e apresenta as informações que compõe a fatura de energia do mês. Possibilitando traçar comparativos entre o que foi injetado na rede, o que foi auto-consumo e muitas outras métricas de análise.

Fica muito mais prático encontrar possíveis inconformidades, além de garantir um pós-venda de qualidade aos seus clientes. Mantenha seu cliente atualizado dos dados de geração e de consumo através de um relatório mensal da usina dele, visando blindá-lo de possíveis falhas ou erros na leitura do seu relógio de energia.


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