Pós-venda Solar: Como gerar renda com o seu cliente

O WattPanel enxerga como um futuro possível o consumo inteligente de energia elétrica. Isso quer dizer que não é porque as energias renováveis prometem um mundo utópico com energia elétrica infinita que devemos seguir a premissa e realmente produzir energia elétrica de forma exagerada.

O consumo inteligente de eletricidade possui muitos rostos, assim como: geração de energia por meios inteligentes e renováveis (novas tecnologias), evitar o desperdício de energia elétrica e, até mesmo, economizar dinheiro (já que a eletricidade não é algo barato nos dias de hoje).

Em nossa ferramenta, desenvolvemos diversas funcionalidades que possibilitam você, integrador solar, a entrega de um sistema fotovoltaico que funcione consistentemente. Uma delas, é a Leitura de Faturas da distribuidora do seu cliente. Veja a seguir os benefícios de acompanhar os valores de geração e consumo registrados pela concessionária.

Seu cliente pode estar consumindo mais do que a produção

Os hábitos de consumo dos clientes tendem a mudar após a instalação de placas fotovoltaicas, uma das coisas mais comuns é o aumento do consumo de energia, excedendo a geração. Muitos passam a consumir mais por, nos primeiros meses, começar a enxergar a economia que o sistema concede ao seu bolso.

A prática do upselling é conhecida por representar a venda de melhorias ou um aprimoramento para o produto ou serviço já negociado. Na energia solar, esta prática pode ser representada pela venda de mais módulos fotovoltaicos para complementar um sistema já instalado, suprindo o aumento do consumo de energia do cliente em questão.

Garanta para seu cliente o suporte necessário

A instalação do sistema necessita total atenção do início ao fim e até mesmo depois do fim, mas mesmo assim ela ainda é suscetível a erros, como a má ligação de algum conector, ou até mesmo a utilização de um cabo que necessitaria ter mais capacidade de transmissão.

O consumidor está acostumado a se deparar com garantias de defeitos de fábrica ou outros fatores, mas a sua empresa pode oferecer uma espécia de garantia estendida quanto ao serviço de instalação sendo um diferencial, e assim abrir uma nova possibilidade de lucros.

Facilite a solução de problemas para o cliente

Após a instalação do sistema fotovoltaico, algumas ocasiões desagradáveis podem ocorrer na usina do seu cliente. Muitas vezes estes problemas não acontecem a partir de fatores relacionados aos equipamentos do sistema e sim, de motivos externos, como:

  • Muitos pássaros podem habitar o entorno da casa e sobrevoam o sistema, sujando os módulos com frequência;
  • Em alguns casos, algo que antes da instalação não era um problema, pode ser tornar um, como uma árvore ou a construção de um prédio, por exemplo.
  • Após uma chuva forte, em algumas instalações pode-se enxergar a mudança no posicionamento dos módulos.

Existem outras causas, mas essas são bem comuns de se encontrar. A sua empresa pode oferecer o serviços que auxiliem o cliente a superar estas barreiras como um trabalho extra, desde a limpeza periódica dos painéis sendo oferecida para os clientes até uma eventual venda de novos módulos: a lógica do pós-venda é extremamente voltada a aumentar a gama de espaços onde você pode amplificar o seu lucro e obter resultados mais satisfatórios.


Quer entender um pouco mais sobre o pós-venda solar? Leia também nosso post sobre como garantir uma indicação do seu cliente aqui.

monitoramento de usinas solares