O relacionamento com seu cliente importa!

Você, como profissional da energia solar, já deve saber que o relacionamento originado durante a venda de um sistema fotovoltaico não acaba após o cliente adquirir o sistema e o processo da papelada junto a distribuidora chegar ao fim. Certo?

Se você olhar de perto qualquer setor de mercado que envolva a venda frequente do mesmo ou serviço/produto parecido, a empresa que preza pelos clientes recorrentes aposta em oferecer “agrados” ou vantagens na próxima compra, por exemplo.

Já presenciamos alguns depoimentos de clientes finais que afirmaram que a empresa da qual adquiriram o sistema fotovoltaico simplesmente não entrou mais em contato após fechar o negócio. 

Durante a fase de manter o relacionamento com o cliente, após fechar o negócio e instalar o sistema fotovoltaico, pode ser divertida para ambos e muito proveitosa para a sua empresa. É possível gerar mais renda com ações de pós-venda e também novas oportunidades de negócios. Confira abaixo algumas formas de realizar pós-venda no setor fotovoltaico.

Monitore o desempenho da usina do cliente

Os inversores que existem no mercado oferecem plataformas online de monitoramento para obter, visualizar e analisar dados gerados nas usinas, sabendo exatamente quanto foi gerado em determinado período de tempo.

Se a sua empresa trabalha com mais de uma marca de inversores, você pode monitorá-los na mesma plataforma, assinando o WattPanel.

Mantenha o cliente informado do que está acontecendo com a usina

Após analisar os dados coletados nas plataformas de monitoramento, apresente-os ao seu cliente de forma periódicaEnvie relatórios periódicos dos dados de geração da usina dele, assim você o mantém informado sobre o desempenho da usina e também reforça a marca da empresa.

Uma prática que algumas empresas solares do mercado já fazem é a entrega de um “documento” que é um relatório do ano para colocar a disposição no local (em caso de empresas) com os dados de geração durante o período.

Faça comparativos de geração e consumo do seu cliente

A energia solar oferece a possibilidade da segurança quanto ao consumo de energia elétrica, já que o sol é uma fonte renovável e que está disponível a todos. Após alguns meses de funcionamento do sistema, alguns consumidores passam a consumir um pouco mais de eletricidade, podendo extrapolar a geração de energia solar.

No WattPanel você pode analisar os dados de consumo do seu cliente e realizar relatórios de comparação com a geração, assim sua empresa pode enxergar novas oportunidades de negócios em certos casos de clientes.

Reforce a marca da empresa em toda comunicação

Ok, um ótimo relacionamento com o cliente sempre é bom. Mas de que adiantaria isso se na hora da indicação para um conhecido, o cliente não lembrar da sua empresa? Por isso, recomendamos que sempre reforce ao máximo a presença da sua empresa nas ações de marketing e relacionamento.

Com o painel exclusivo do cliente e os relatórios automáticos de geração do WattPanel, você sempre poderá adicionar a imagem e as cores da sua empresa!

Acompanhe o andamento do retorno de investimento

Com o WattPanel você pode acompanhar o quanto o seu cliente já recuperou do investimento realizado durante a compra do sistema fotovoltaico. A funcionalidade trabalha em cima de dados de geração e os coletados na própria fatura da distribuidora do cliente.

Fique de olho nas quedas repentinas de geração

Por mais que um sistema fotovoltaico seja confiável, podem ocorrer falhas na geração causadas por problemas técnicos ou por influência de terceiros. Alguns mais comuns como sujeira nos módulos fotovoltaicos, outros por defeitos de fábrica.

A ferramenta de Alarmes no WattPanel é responsável por notificar o integrador solar de falhas na geração de energia solar! Assim, você pode enviar equipes de manutenção ao local apenas quando necessário.

Ofereça soluções de manutenção

Às vezes um bom pós-venda fotovoltaico pode ser feito através da indicação ou realização de um trabalho extra, como a limpeza dos módulos ou alteração da posição do sistema no local.


Além de fidelizar seus clientes, um bom pós-venda garante novos clientes através do marketing “boca-a-boca”. O pós-venda deve ser tão importante quanto a venda em si para um Agente Integrador, pois é através do pós-venda que a empresa consegue criar relacionamentos duradouros com o cliente e assim fechar futuras vendas. Quer conhecer mais do WattPanel? Teste gratuitamente: www.wattpanel.com

monitoramento de usinas solares