Acompanhe o passo a passo de como começar a utilizar o WattPanel

Já garantiu seus 60 dias gratuitos de trial na plataforma que reúne diversas marcas de inversores do mercado em um só lugar? É só acessar o WattPanel e se cadastrar!

Neste post iremos ensiná-lo e mostrar como é simples iniciar a sua jornada para mostrar um pós-venda de ponta para os seus clientes e monitorar o desempenho de suas usinas fotovoltaicas.

Primeiramente iremos entender como o WattPanel funciona. Através do cadastro das credenciais de acesso às plataformas nativas de monitoramento, o WattPanel coleta e organiza os dados das usinas em sua Lista de Usina.

Neste momento, a plataforma irá importar automaticamente as usinas encontradas nestas credenciais de acesso.

Assim, você não precisará ter que criar nenhuma usina manualmente. Pois, as usinas que são criadas pelo botão Criar Usina, em sua Página de Usina, apenas serão manuseadas com a importação manual de dados.

Ou seja, fazendo o upload mensalmente, ou diariamente, de um arquivo .csv (excel) informando a data e a energia gerada na data respectiva.

É importante ressaltar que recomendamos fortemente que as suas usinas estejam centralizadas e registradas na mesma credencial de acesso, para evitar confusões e necessidades de realizar o cadastro de muitas credenciais no WattPanel. 


Partindo para a prática, são 3 passos necessários para que você e seu cliente possam começar a monitorar o desempenho da usina. São estes passos: Criar uma credencial, cadastrar um cliente e adicionar um cliente à uma usina.

Criando uma credencial

Então, para iniciar a importação de suas usinas fotovoltaicas para o WattPanel, é necessário que você realize o cadastro de, pelo menos, uma credencial de plataforma nativa dos inversores.

Para isso, vá até a sua Página de Credenciais e clique no botão Criar Credencial no fim da página e adicione as informações referentes ao seu login de acesso na plataforma nativa. Veja nosso vídeo de como fazer aqui.

Aguarde alguns minutos até que a usina desta conta seja importada automaticamente para o WattPanel (assim você não precisará criar a usina e nem importar os dados manualmente).

Criando um cliente na plataforma

Logo que a usina for adicionada, você já poderá criar um cliente. Basta acessar a sua Página de Clientes, clicar no Botão “+” no canto inferior direito da tela e adicionar as informações referentes ao seu cliente. Nome, CPF ou CNPJ, e-mail e senha (estes são para o acesso do seu cliente ao monitoramento no WattPanel).

Para verificar se a criação do seu cliente foi concretizada, acesse novamente sua Página de Clientes. Veja nosso post de como fazer aqui.

Adicionando um cliente à uma usina

Feito os dois primeiros passos, você está quase perto de finalizar o processo, basta adicionar o cliente à usina fotovoltaica que você deseja.

Para isto, vá para sua Página de Usinas, acesse a página da usina que você quer adicionar o cliente e desça até o box Dados do Cliente, ali você clica em Adicionar/Mudar Cliente.

Agora você será informado que é necessário alterar a capacidade da planta para um valor válido antes de prosseguir. Então, clique em Altere aqui, que estará no final da frase anterior.

Você será redirecionado a tela Altere o valor de capacidade efetiva da usina e nela deverá informar, em Watts, a capacidade total da usina, clique em Salvar para finalizar a alteração.

Por fim, você irá clicar no Botão “+”, no canto inferior direito da sua tela e selecione o seu cliente na lista, logo clique em Continuar. Feito isso, você irá selecionar novamente a Usina desejada para adicionar a este cliente e definir suas configurações.

Defina o Percentual da energia gerada que vai para o cliente escolhido (se for o proprietário da usina, utilize 100%) e o Tipo de relacionamento que este cliente tem com a usina (proprietário ou consumidor).

Clique em Salvar Novo Cliente. Veja nosso vídeo de como fazer aqui.

Seu cliente já estará adicionado e adicionado à sua usina fotovoltaica referente e pronto para monitorar o desempenho da usina.


Agora você já pode iniciar o monitoramento fotovoltaico automatizado de todas as usinas instaladas pela sua empresa! Para receber as atualizações e novidades da nossa plataforma, se inscreva em nossa newsletter aqui do ladinho (ou no fim da página se estiver por um dispositivo mobile).

monitoramento de usinas solares