Práticas do monitoramento fotovoltaico para implementar em sua empresa

Aumente o número de oportunidades de negócios e facilite a realização de tarefas manuais

Os avanços tecnológicos que nos rodeiam têm sempre o objetivo de tornar simples ou agilizar a realização de tarefas que tomam tempo em nossa rotina, seja em casa ou no trabalho.

Quando o assunto é análise de dados, podemos concordar que coletar, ler e entender eles é uma tarefa que exige atenção e tempo para que os resultados desejados sejam encontrados, correto?

É possível ter um sistema de monitoramento fotovoltaico totalmente automatizado e de confiança, que te alerte sobre uma queda de geração ou que te mostre quando um cliente está precisando de um upgrade no sistema.

Automatização do monitoramento fotovoltaico

O monitoramento fotovoltaico pode ser uma tarefa que toma tempo e bastante atenção do agente integrador.

Já presenciamos empresas que possuem funcionários específicos para realizar a coleta de dados, montagem de planilhas especiais e análise destas informações. 

Com o WattPanel, sua empresa pode automatizar o sistema de monitoramento fotovoltaico e com isso, monitorar as suas usinas instaladas através da coleta dos dados de geração no site nativo do inversor durante as 24 horas do dia, não se perdendo qualquer tipo de informação.

O seu cliente também pode receber acesso a este monitoramento, através do Painel Exclusivo do Cliente.

Alertas automáticos de problemas na usina

O pós-venda para um cliente solar pode ser realizado de diversas formas. Sua empresa pode oferecer garantias estendidas para manter o funcionamento pleno do sistema durante algum período após a instalação.

Ou realizar um certo número de visitas ao local para conferir se está tudo certo na estrutura que sustenta o sistema.

Os alertas automáticos do WattPanel garante a você e ao seu cliente a confiança em um sistema automático que avisa quando há queda repentina na geração ou um problema de conexão entre o inversor e a internet.

Assim, você pode entender se é necessário ou não uma visita ao local para solucionar o problema.

Comparações de consumo x produção e segurança ao cliente

Muitos clientes que adquirem um sistema fotovoltaico acabam por aumentar o seu consumo mensal pouco tempo após o início do funcionamento da energia solar em sua residência ou empresa. Esta é uma situação corriqueira de se encontrar no setor fotovoltaico.

Para isto, a sua empresa pode utilizar do monitoramento fotovoltaico para gerar renda com o consumidor que já adquiriu um sistema de energia solar. Em casos como o anteriormente citado, por exemplo, o seu cliente estaria pagando novamente alguma quantia na conta de luz que deveria ser abatida pela geração solar de energia.

Já na questão da segurança, no Brasil é bem comum encontrar consumidores que já receberam uma conta de luz em que a cobrança não condizia com a realidade. Algumas vezes o leiturista não consegue alcançar o relógio de luz do cliente ou uma leitura é realizada de forma errada, causando desconforto ao consumidor.

Assim, com um relatório de comparação entre produção e consumo, fica mais prático encontrar inconformidades na conta de luz do seu cliente. Sendo possível blindar ele de falhas ou erros na leitura.

Gerenciador de chamados para a sua empresa

Tenha um sistema de criação de chamados e tickets de dúvidas ou reclamações dos seus clientes no mesmo lugar. Através do Painel Exclusivo do Cliente, seu cliente pode gerar um chamado e fazer uma pergunta ou observação sobre o desempenho do sistema fotovoltaico em cima do seu telhado.


As práticas do monitoramento fotovoltaico podem ajudar e muito a sua empresa a gerar mais rendas com dados. Basta ter as ferramentas corretas e analisar com muita atenção os dados! Agora, corre lá e garante já seus 60 dias em nosso trial.

monitoramento de usinas solares