Gere mais renda tendo os dados como linha de frente nas tomadas de decisões para sua empresa

9 em cada 10 empresas têm reputação afetada pela má qualidade de seus dados, aponta pesquisa global, segundo a SERASA Experian

A pesquisa realizada pela Experian contou com cerca de 1.000 profissionais das áreas de gestão de dados de mais de 10 setores de mercado, em regiões (Brasil, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido).

A manchete retrata uma realidade difícil e muita encontrada pelas empresas dos diversos setores do mercado brasileiro. Porém, não impossível de ser contornada.

Os principais pontos impactados negativamente pela má gestão dos dados são:  a interação com o consumidor, a reputação e a eficiência de suas operações.

A interação com o consumidor é essencial para a sua empresa

Um ótimo atendimento pode render uma nova compra ou renovação, se for o caso. Indicações para novos clientes também está no catálogo de resultados positivos de uma boa interação com o consumidor. 

Sempre tenha em mente que a interação com o cliente é a porta de entrada dele na sua empresa. As interações devem ser boas experiências para o cliente. A apresentação de dados e indicadores demonstra o profissionalismo de sua empresa e ajuda a fidelizar o cliente.

A experiência do cliente é um fator decisivo para a empresa

69% dos entrevistados afirmaram que dados imprecisos prejudicam a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, 33% consideram que os dados obtidos de clientes e clientes em potencial são imprecisos de alguma forma.

Importante ressaltar também mais da metade dos entrevistados, 53%, têm a experiência do cliente como prioridade da empresa.

Uma gestão eficiente dos dados pode ser alcançada com softwares e ferramentas especializadas. Como o WattPanel para o monitoramento fotovoltaico.

A reputação de sua empresa pode ser afetada negativamente

A má gestão de dados pode gerar enganos durante momentos cruciais na negociação ou atendimento ao cliente. Seja algum erro simples, como um erro de digitação no nome do cliente ou um 0 a menos na apresentação da proposta de negócio. Estes equívocos podem afetar a sua credibilidade.

Confiar nos dados pode ser uma tarefa árdua

Enquanto 1 em cada 3 entrevistados considerou a confiança nos dados o maior desafio para se enxergar valor na coleta de dados, metade dos entrevistados escolheram o erro humano como o principal motivo para desconfiar das informações coletadas.

Finalmente, 65% dos profissionais entendem que um grande volume de dados pode causar um impedimento de uma boa gestão de dados para alcançar objetivos maiores.

Saber gerir uma grande quantidade de dados é extremamente importante, trabalhar com planilhas e anotações se torna muito suscetíveis ao erro humano. Recomendamos que opte por ferramentas específicas para o tipo de dado que sua empresa trabalha.

A eficiência de suas operações pode atrapalhar bastante

A sua empresa pode passar por dificuldades internas ou passar mais trabalho que o necessário se um tratamento de maneira correta nos dados que são coletados e analisados.

Erros humanos são muito comuns nessa etapa e podem gerar situações prejudiciais a empresa. Por isso, se estiver pensando em utilizar dados para tomadas de decisões, considere a implementação de ferramentas automatizadas para realizar estas tarefas.

Controle sobre dados é fator decisivo para assegurar a qualidade da informação

A descentralização da gestão de dados é uma tendência das empresas. A tarefa de criação de estratégias para coleta e análise de dados muitas vezes é baseada em apenas um setor da empresa.

84% das empresas que participaram da entrevista disseram que os dados são administrados pela área de TI, porém apenas 53% dos novos projetos orienteados por dados continua nesta área. Já existem casos de empresa que adotam a descentralização da gestão dos dados.

Nós do WattPanel entendemos que os dados fazem parte de uma gama de ações que podem orientar as decisões de uma empresa e auxiliar na geração de mais receita e novas oportunidades de negócios. É claro que será necessário uma atenção especial e ferramentas úteis para a realização das tarefas.

Separamos alguns pontos em que os dados podem ser importantes dentro de sua empresa. Confira abaixo:

  1. Atendimento ao cliente – um cliente feliz pode resultar em novas oportunidades de negócio;
  2. Experiência de compra – um atendimento personalizado e único garantem a satisfação de um cliente;
  3. Soluções e produtos – reavaliar métodos de vendas ou outros processos podem render novas perspectivas nas práticas da empresa;
  4. Custos e riscos – redução de custos com automatização ou de riscos tomados desnecessariamente ajudam a sua empresa a ter mais consistência;
  5. Oportunidades e novos negócios – encontre novas oportunidades para apresentar novas soluções ou produtos geram mais renda;
  6. Tomadas de decisão – tome decisões com base em fatos e números para ter mais garantia de sucesso em ações.

Também entendemos que não há uma fórmula secreta de sucesso com os dados. Eles são únicos e dependem da forma como a sua empresa deseja enxergar, por isso, seja criativo e trabalhe com bastante atenção em cima deles.

Você pode acompanhar um pouco mais sobre a pesquisa fazendo o download neste link.

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